segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sobre sapatos e corações


Ontem eu fui ao shopping comprar um sapato novo. Fazia tempo que eu precisava de um scarpin preto básico novo. Eu tenho um que simplesmente amo de paixão. Ele é de marca boa, resistiu bravamente por uns 3 ou 4 anos. Mas o bichinho estava pedindo arrego. E já fazia algum tempo.

Eu ainda tentei mandar arrumar, mas além de ficar caro, o sapateiro disse que não ficaria como um novo. Então decidi trocá-lo. Fui até a loja da marca do antigo. Eles não produziam mais aquele modelo. Até tinha uns parecidos, mas todos tinham alguma diferença. Acabei comprando dois: um bem parecido com o anterior – salto bem alto e bem fino –, e outro com o salto um pouco mais baixo e mais grosso.

Mas agora você deve estar se perguntando: que isso? Isso virou mais um blog de moda? Não, claro que não. É que eu sempre tive mania de fazer relações entre as coisas e criar toda uma analogia sobre alguma situação da vida com algo aparentemente bobo. E foi o que aconteceu quando cheguei em casa.

Eu tenho uma regra de sempre que algo novo entra no meu armário, algo velho tem que sair. E aí me deu um estalo. Assim como eu tirei o scarpin que não mais me servia e coloquei os dois sapatos novos lá dentro, às vezes temos que fazer isso com pessoa dentro do nosso coração.

Claro que, assim como no nosso armário cabem muitas roupas, em nosso coração cabem muitas pessoas. Mas nunca, nenhuma delas vai ser exatamente igual a outra. E principalmente, nenhuma delas vai ter exatamente a mesma função da outra. Nós só temos um namorado, uma melhor amiga, um pai, uma mãe. Cada um tem o seu papel e, normalmente, um não executa o papel de outro.

Existem aqueles dias em que resolvo usar uma blusa de balada para trabalhar. Assim como há dias em que a minha mãe é a minha melhor amiga. Mas isso não é a regra. Na maioria das situações, as pessoas têm seus papéis bem definidos na nossa vida. Igualzinho a um armário bem organizado.

E, assim como eu fiz no meu armário, tem horas em que temos que tirar algumas pessoas do nosso coração. Por mais que tenhamos carinho por elas, talvez elas não sirvam mais. Ou talvez tenham apenas mudado e já não combinem mais com a nossa vida. De qualquer forma, tem horas em que precisamos dar espaço para que novas pessoas cheguem. E entrem no nosso coração. Exatamente igual aos novos sapatos.

Um comentário: